Enfermagem é a categoria mais vulnerável a acidentes de trabalho


27.07.2022

Hoje, dia 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A enfermagem, maior categoria da área da saúde, está no topo da lista das profissões que mais registram esse tipo de acidente. 

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, nos últimos dez anos, as equipes de enfermagem – compostas por técnico, auxiliar e enfermeiro -, notificaram mais de 420 mil acidentes ocorridos no ambiente hospitalar em todo o Brasil.

A natureza da profissão faz com que os profissionais de Enfermagem fiquem expostos a inúmeros tipos de risco, como biológicos, físicos, químicos, psicológicos e ergonômicos. As principais causas de acidentes são devido ao manuseio de objetos perfurocortantes, além da exposição e o contato direto com os pacientes durante a realização de procedimentos. 

De acordo com o Observatório, esses acidentes representam um grave problema nas instituições de saúde tanto pela frequência com que ocorrem como pelo impacto que representam na saúde desses trabalhadores e para a saúde pública, com consequências que podem ser temporárias e até gerar incapacidade permanente.

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) reforça que as instituições de saúde devem se preocupar com a gestão e segurança no trabalho, para evitar acidentes e exposições além do limite de tolerância. É imprescindível fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e instruir os profissionais sobre segurança no trabalho.

Dados de acidentes de trabalho (2012 a 2021)

Técnico de Enfermagem: + 277 mil

Enfermeiro: + 62 mil

Auxiliar de Enfermagem: + 78 mil

Fonte: Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30