Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Ethel Maciel: “Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva”


07.01.2021

Ethel Maciel, uma das maiores autoridades em estudos epidemiológicos, enfermeira, pesquisadora, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-doutora em Epidemiologia publicou nas suas redes sociais, recentemente, o seguinte alerta:

Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva. Se você comprar e se vacinar e todo seu entorno não vacinar, o vírus pode fazer uma mutação e sua vacina não servir para nada. Dinheiro jogado fora. Sabe por que a OMS trabalha para que todos os países se vacinem?

Porque se alguém em algum lugar ficar sem vacinação, e o vírus fizer uma mudança em sua estrutura, todo o esforço será perdido. Repetindo para que todos entendam: Vacina é estratégia coletiva. Precisamos do maior número em todos os lugares vacinados. Imunidade coletiva.

Nossa briga deve ser pelo acesso universal às vacinas e não “eu tenho dinheiro e posso pagar para me salvar”. Ninguém se salva sozinho se não salvar todos.

Essa é a lição do vírus, ou entendemos, ou afundamos juntos.

Cooperação

Reconhecida por organismos mundiais de saúde, a capixaba Ethel Maciel foi convidada a integrar o comitê nacional responsável pelo planejamento da vacinação contra o coronavírus, pela definição de grupos prioritários e das etapas da vacinação, por criar estratégias do público-alvo para imunização e avaliar antecedentes e situações epidemiológicas.

A indicação partiu da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entidade que congrega os epidemiologistas de todo o Brasil.

Ethel Maciel também foi vice-reitora da Ufes.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30