Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Fumo passivo mata 600 mil por ano


29.11.2010

O fumo passivo mata mais de 600 mil pessoas porano, segundo um estudo com informações de 192 países colhidas em 2004. Segundoos dados, 40% das crianças e mais de 30% dos adultos não fumantes estão expostosao cigarro regularmente.

A pesquisa estima que o fumo passivo mate 379 milpessoas por doenças cardíacas, 165 mil por doenças respiratórias, 36,9 mil porasma e 21,4 mil por câncer de pulmão, a cada ano. Isso totaliza 1% das mortes domundo todo. O estudo será publicado sexta-feira no jornal “Lancet”. “Isso ajudaa entender o dano do tabaco”, afirmou Armando Peruga, gerente do programaantitabaco da Organização Mundial da Saúde, que liderou o estudo. Ele destacouque as 600 mil mortes por fumo passivo devem ser somadas aos 5,1 milhões demortes de fumantes ao ano.

Peruga afirmou que a OMS está preocupada com as165 mil crianças que morrem por infecções respiratórias causadas pelo cigarro acada ano, a maioria no sudeste asiático e na África. “A mistura de doençasinfecciosas com o fumo passivo é mortal.” Filhos de fumantes têm maior risco demorte súbita, infecções de ouvido, pneumonia, bronquite e asma.
A pesquisamostrou que o número mais alto de pessoas expostas à fumaça está na Europa e naÁsia.

O fumo passivo tem o maior impacto nas mulheres,causando 281 mil mortes no ano. Em muitas partes do mundo, elas têm um risco 50%maior de estarem expostas à fumaça, em comparação com os homens.

Em países ocidentais, já existem leis querestringem o fumo em locais públicos e os especialistas afirmam que é difícilcriar novas restrições. “Não acredito que vamos ter regras que atinjam as casasdas pessoas”, afirmou Heather Wipfli, da University of Southern California.

No Reino Unido, a Fundação Britânica do Pulmãoestá pedindo que o governo proíba o fumo dentro dos carros. A diretora dafundação, Helena Shovelton, acredita que os pais subestimam o perigo do fumopara seus filhos. “Eles não fariam algo perigoso como deixar as crianças no meioda rua, mas fumar na frente delas é aceitável.”

Publicadooriginalmente www1.folha.uol.com.br

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30