Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Sob liderança capixaba, Enfermagem Militar ganha destaque no 27º CBCENF


15.09.2025

A Enfermagem Militar conquistou espaço de destaque durante a programação do 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado de 08 a 11 de setembro, no Centro de Convenções de Salvador (BA). Sob a liderança do presidente do Coren-ES, capitão Wilton José Patrício, a Comissão Nacional da Enfermagem Militar (Conem), vinculada ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), promoveu uma programação internacional voltada ao fortalecimento e desenvolvimento da enfermagem militar no país.

Entre as atividades realizadas, o III Encontro Internacional da Enfermagem Militar reuniu representantes nacionais e estrangeiros, reforçando a representatividade do evento. O encontro teve como tema “Tecnologias e inovações em Enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar” e promoveu debates sobre pesquisas, inovações, uso de tecnologias na educação, formação, ensino e qualificação dos profissionais da enfermagem militar.

“Organizamos essas atividades focando na promoção da enfermagem militar em todo o Brasil, trazendo uma programação especial para profissionais da área e com a presença ilustre de nomes internacionais para a realização deste importante encontro”, destacou o presidente do Coren-ES e coordenador da comissão organizadora, Wilton Patrício.

Também marcaram presença no encontro representantes da enfermagem militar capixaba, como o capitão Guilherme Mateus Carvalho dos Santos, chefe da Divisão de Enfermagem do HPMES; a 1ª tenente Fernanda Cordeiro de Souza, oficial enfermeira da Subseção do Serviço de Tratamento de Lesões de Pele; o 1º tenente Yuri Neves Arantes Paulino, oficial enfermeiro da Subseção da Central de Material e Esterilização (CME); a 1ª tenente Bárbara Almeida Campos França, oficial enfermeira da Subseção do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar; e a tenente da Polícia Militar do Espírito Santo, Kallinca Venturi de Araújo. O encontro contou ainda com a participação de outros representantes da enfermagem militar do Espírito Santo e de diversas regiões do país.

Investimento em capacitação

A programação contou ainda com o curso de capacitação “Cuidados de Saúde em Ataques Terroristas”, ministrado pelo comandante espanhol Valentin Gonzáles Alonso e pela tenente-coronel Maria Del Carmem Usero Pérez. A atividade reuniu conteúdos teóricos e simulações práticas, ampliando o aprendizado e qualificando ainda mais os profissionais participantes.

Reconhecimento no Prêmio Anna Nery

A Enfermagem Militar também esteve em evidência na cerimônia do Prêmio Anna Nery, a maior honraria da enfermagem brasileira, realizada durante o CBCENF.

Na ocasião, o general de divisão médico Marco Aurélio Pereira, diretor de Saúde do Exército Brasileiro, recebeu o título de Amigo da Enfermagem. Já o 1º sargento técnico de enfermagem Artur Luis Santiago foi homenageado por indicação da Comissão Nacional de Enfermagem Militar do Cofen.

Para o presidente do Coren-ES, a presença e o reconhecimento da enfermagem militar no congresso reforçam sua importância estratégica para a profissão. “A enfermagem militar contribui de forma decisiva para a saúde da população em diferentes contextos, muitas vezes em situações de risco e emergência. Tê-la em evidência em um evento dessa magnitude é valorizar a atuação desses profissionais e ampliar sua integração com toda a enfermagem brasileira”, ressaltou Patrício.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

R. Alberto de Oliveira Santos, 42, 29010-901, Sala n° 1.116 - Centro, Vitória - ES

(27)3222-2930

atendimento@coren-es.org.br


Horário de atendimento ao público

08:30–16:30